Skip Navigation Links.
Skip Navigation Links.
Skip Navigation Links.
Skip Navigation Links.
Skip Navigation Links.
Skip Navigation Links.
Skip Navigation Links.
Skip Navigation LinksHome - Notícia - Eleições Eletrônicas inauditáveis resultam em questionamentos e impugnação.

04/02/2011 - Eleições Eletrônicas inauditáveis resultam em questionamentos e impugnação.
 
O E-mail abaixo, encaminhado aos Presidentes do COMDICA e da Comissão Especial do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Itajaí – Gestão 2011/2014 na manhã de 02-02-2011 demonstra, de modo inequívoco, o que significa realizar uma Eleição por meio eletrônico sem os devidos cuidados e sem garantir a total irretratabilidade dos votos colhidos.

Foi exatamente para evitar situações como esta que a MICROBASE desenvolveu o Sistema SIVEA®.

"Caros Elaine e Fabrício,

Cumpre-me registrar o meu desapontamento com os encaminhamentos que se seguiram pós encerramento e divulgação do resultado do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Itajaí para a Gestão 2011/2014.

Na condição de Vice-Presidente do COMDICA e de membro da Comissão Especial do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Itajaí para a Gestão 2011/2014, me vi, desde sábado (29), após às 12 horas, alijado das decisões que acabaram alterando no todo o resultado promulgado no sábado (29) e que levaram a retificação do resultado na data de ontem (1º).

Estranhamente a Comissão NÃO foi convocada para ser informada sobre as inconsistências dos dados no sistema de votação eletrônica.

Até prova em contrário, a Comissão Especial só se reuniu ontem às 14 horas na Prefeitura de Itajaí / CTIMA, após eu ter expressado via fone, pela manhã, para a Elaine (Presidente do COMDICA), a minha insatisfação com os encaminhamentos que eu vinha acompanhando via imprensa e também porque eu estava sendo convidado para uma reunião da Comissão Especial com os candidatos e com a imprensa, sem conhecer oficialmente as decisões que seriam comunicadas.

Estranhamente também, a condução da Reunião da Comissão Especial no Ctima, visava a convencer sem critérios técnicos comprovados e/ou auditados e/ou oficialmente relatados, totalizações de registro de um sistema que não vinculava os números ao banco de dados, ou seja, da forma como foram apresentados intempestivamente à Comissão Especial, NÃO permitiam uma decisão segura.

Entendo importante registrar também, que não considero o encontro de ontem a tarde uma Reunião formal da Comissão Especial, haja vista, que o encontro foi provocado por mim e em nenhum momento registro qualquer convocação provocada pelas Presidências, seja da Comissão Especial, seja do Comdica, como iniciativa dessas Presidências.

Por último, registro que a inconsistência dos dados oralmente comunicadas exigem, no meu entendimento, que:

1. Ao COMDICA seja encaminhado o Relatório Técnico do CTIMA, confirmando o resultado e relatando os problemas técnicos sobre as inconsistências encontradas;

2. Que o resultado seja considerado “suspenso” até que uma AUDITORIA EXTERNA confirme a exatidão dos números resultantes da apuração, e que as inconsistências NÃO alteraram a escolha dos votantes;

3. Que nenhuma DECISÃO seja tomada ou ENCAMINHADA sem o referendo do COMDICA, haja vista, que no meu entendimento, as competências da Comissão Especial se encerraram com a promulgação do resultado na ata que formalizou o encerramento do Processo de Escolha.

Esta é a minha posição oficial e a que estarei externando se eu vier a ser consultado. Registro o acima para que não venham a considerar como minhas, informações e/ou considerações que não as acima.”


Raciel Gonçalves Junior

- Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (COMDICA)
- Membro da Comissão Especial do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares de Itajaí – Gestão 2011/2014
- Secretário do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí
- Secretário do Fórum Regional dos Direitos da Crianças e Adolescente e de Políticas Públicas da Região da Amfri
- Presidente da Asssociação Passos de Integração
Fone: 47|3349-9632|3046-3560 | 9983 7443
Fonte: ‘Blog do Denisio’: http://www.denisio.com.br/home/?p%3%3ED396 em 03.02.2011